terça-feira, 1 de setembro de 2009

A talha de água da Palavra

Foto: Diógenis Santos

Deus deu, então, a Noline e a mim uma palavra muito clara sobre a “reforma” do caráter e sobre o cultivo da justiça em nossas vidas através do profeta Isaías:
A tua prata se tornou em escórias, e o teu licor se misturou com água... Porque vos envergonhareis dos carvalhos que cobiçastes, e sereis confundidos por causa dos jardins que escolhestes. Porque sereis como o carvalho, cujas folhas murcham, e como a floresta que não tem água. O forte se tornará em estopa, e a sua obra em faísca; ambos arderão juntamente, e não haverá quem os apague. Isaías 1:22,29-31
Este foi o caminho de Deus para mostrar-nos o que havia acontecido em nossas vidas e como poderíamos nos prevenir para que não se repetisse novamente. A nossa prata havia se tornado escória e nosso licor estava diluído. A justiça divina na qual eu havia andado e da qual eu havia desfrutado quando era um recém-convertido, tinha sido contaminada pelos caminhos mundanos e pelos problemas não resolvidos que eu permitira criar feridas em minha vida. Pior ainda, eu tinha diluído a Palavra de Deus (o licor) tanto em minha vida como na minha pregação. Eu diluíra o rico licor do Espírito Santo com um despejar crescente das águas poluídas de minhas luxúrias incontroláveis. Quando se põe água no licor de Deus, a própria vida é diluída, tornando-se espiritualmente impotente . Eu tinha “uma forma de piedade” mas, negara “o poder” dela (2 Tim. 3:5).
Comecei a perceber um outro aspecto errado em minha vida: eu tinha começado a acreditar que eu era um poderoso carvalho no Espírito, um carvalho sagrado, um tipo de carvalho “não toque em minha ferida”. Para ser franco eu havia cultivado uma visão bem inflada de mim mesmo. Eu fora uma vítima do engano do pecado e da mentira do diabo. Seu prazer é nos enganar fazendo-nos crer que somos algo que não somos. Quantos jovens pastores tornar-se-ão prisioneiros do inimigo nessa área, neste ano, como eu? As expectativas repousadas sobre os ministros do Evangelho são enormes de forma que os pastores jovens e inexperientes podem começar a viver imediatamente uma mentira tentando ser alguém que não é. O segredo para evitar essa queda é não confiar naquilo que você pensa ser, mas apoiar-se no que Ele é. Ele é o Alfa e o Ômega. Você é simplesmente um servo e filho de Deus, um mordomo. Você não pode reivindicar aquilo que não possui.
Comecei a perceber que eu havia trazido a minha própria desgraça devido aos “jardins” nos quais eu escolhera semear. Gálatas 6:7 diz: “pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará”. Em que tipo de jardim você está plantando? O que você está cultivando em sua esposa e em seu ministério? O Senhor falou ao meu coração e aplicou o princípio de Lucas 16:10 diretamente em minha vida quando Ele falou: “Se você não pode ser fiel naquilo que é pouco, então não pode ser fiel no muito”. Se eu não pude ser fiel em dar o meu carinho e o meu amor a apenas uma pessoa, se eu não pude liberar e nutrir Noline para que ela se tornasse o que Ele desejava que ela fosse, então como eu poderia ser fiel às necessidades de um rebanho inteiro? Finalmente, eu estava aprendendo o que nunca fora ensinado no seminário: o cristianismo tem que ser desenvolvido em casa antes de ser exportado.
Deus mostrou-me que isso era uma lei espiritual. Ele pode pegar essa semente única de obediência e transformá-la em um casamento, lar, família e multiplicá-la, milhares de vezes. Eu cultivara o jardim de outras pessoas enquanto o meu estava em ruínas. Escolhera nutrir o meu orgulho ao invés de semear e colher a humildade. Eu permitira que a humildade murchasse e morresse em minha vida enquanto eu seguia a minha própria satisfação pessoal. Eu nutrira as esposas de outros homens enquanto negligenciava e desprezava minha própria esposa. No final, minha luxúria crescera, tornando-se uma planta alta que produziu muitos frutos, enquanto a fidelidade ao meu Salvador, a minha esposa e ao meu chamado para a santidade eram abafados pelas sementes da negligência e morriam.
A justificação foi a flor vistosa prostituindo-se a si mesma no meio do jardim enquanto extinguia cada uma das outras plantas e ervas floridas. No final, o profeta Isaías diz que aqueles que escolherem o licor diluído, os carvalhos pagãos e seus jardins tornar-se-ão como uma árvore que está morrendo e “uma floresta sem água”. “O forte” ficará como “estopa” e as suas obras vazias serão faíscas que arderão em fogo que não pode ser apagado.
Mais tarde, quando a nossa estação de disciplina havia acabado, Noline e eu compramos uma casa na Pensilvânia, e essa passagem de Isaías tornou-se uma lembrança viva de quão perto havíamos estado de um desastre total em nossas vidas. A casa estivera desocupada devido a uma disputa de testamento, assim ninguém havia morado nela durante um ano, nem cuidado do seu um acre e meio de terra. Você pode imaginar como estava a grama dessa propriedade, sem falar da altura das sebes. Nós tivemos que literalmente repossuir a terra. Havia tanta erva daninha no jardim que levamos dois anos para arrumar de tal forma que as flores pudessem crescer novamente. Gastamos horas de trabalho para devolver a beleza daquele lugar.
Nosso casamento precisava ser restaurado daquela mesma forma. Eu me sentia constrangido pela necessidade desesperada de restauração. Noline e eu percebemos que o período de restauração que havíamos tido em Denver, com Mike e Marylin Phillipps fora apenas o começo. Seria tão difícil recuperar a nossa propriedade perdida quanto fora restaurar a casa abandonada que havíamos comprado.
A propriedade tinha também um grande carvalho. Parecia ser forte, mas os sinais de deteriorização ou a falta de adubos eram visíveis em suas folhas, que começavam a mudar a cor, de um verde exuberante para um marrom feio. Eu podia me identificar com aquela árvore. Eu havia participado de reuniões e visto sinais de “sequidão” na vida do palestrante. Antes eu era geralmente rápido para criticar, mas hoje demoro em apontar o meu dedo para os outros. Sei o que isso significa. As pessoas sabem quando você não tem a unção de Deus em sua vida. Não importa se você dirige um Cadillac, possui uma mansão ou usa um terno de R$ 800,00. As “coisas” não provam que você é abençoado ou que Deus, necessariamente, se agrade de você.
A lei de semear e colher é uma lei universal que qualquer pessoa pode utilizar. É como um homem não convertido, que tinha um coração corrompido, endurecido e ganancioso, e ouviu sobre o princípio do dízimo e começou a dar dez por cento de tudo que ganha. Este homem começou a prosperar, pois ele colhia o que semeava, mesmo continuando a ser um incrédulo. O dízimo alcançou-lhe favor aos olhos de Deus? De forma alguma. Foi apenas a ação da lei de semear e colher.
A mesma verdade aplica-se a muitos cristãos hoje em dia. O que conta mesmo é a unção do Senhor. A unção faz-nos crescer. O sermão de um homem pode soar bem, mas pode não ter a unção que apenas pode vir de um jardim divino, cultivado e trabalhado sob a direção do Senhor.
O homem olha a aparência, mas Deus olha o coração. O Senhor não está tão interessado em nossos milagres, mas sim em nosso caráter. Se desejarmos, Ele nos guiará através do que for necessário para produzir o caráter em nossas vidas. Por anos, foi um processo gradual, passo a passo, pois o Senhor encheu de forma amorosa, cada uma das nossas talhas vazias.
A talha de água da visão de fé

Nenhum comentário:

Postar um comentário