quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Mudança para Colorado


Foto: Diógenis Santos

Os Phillipps concordaram em supervisionar o ano de disciplina exigido de nós pelos líderes de nossa igreja. Isso significava que teríamos que vender nossa casa e nos mudar para o Colorado. Pouco depois de Noline e eu termos “tirado licença” do ministério em 1987, fomos par ao Colorado juntarmo-nos a eles para uma cura e uma ministração pessoal desesperadamente necessária.
Não havia garantias financeiras e eu teria que procurar um emprego tão logo chegássemos em Denver. Dessa forma, quando chegamos, ajudamos a reformar a parte debaixo da casa vizinha dos Phillipps. Quando acabamos, o andar de cima tornou-se a nossa casa e a parte de baixo o escritório do ministério pelos próximos dois anos. Então , para que não tivéssemos que procurar um serviço secular, os Phillipps nos integraram à sua equipe de escritório. Lá aprendemos muitas atividades novas e evoluímos de nossa total ignorância quanto à informática para o desenvolvimento da habilidade de trabalhar com dados e informações. Se a minha reeducação tivesse sido tão fácil quanto isso...
Simpatia versus empatia
Fui para o Colorado, achando que os Phillipps seriam amigos simpáticos que estariam ao meu lado, em minha situação de angústia miserável. A atitude deles foi muito diferente da que eu imaginara. Descobri que, embora eles nos amassem verdadeiramente, seu ponto de vista sobre nossa cura era diferente do meu. Tudo que eu tentava “justificar” ou “descartar” na presença dos Phillipps era contestado e era disso exatamente que eu precisava. Nunca conhecera alguém que gastasse tempo para contestar tudo que eu fizesse. Considerei o ensino deles como a diferença entre empatia e simpatia.
Qual é a diferença entre as duas? Se você anda pela sua cozinha depois de uma festa com os convidados e vê toda a louça suja amontoada na pia, a simpatia dirá:
-ah, querida, que duro você ter tanta louça para lavar! Ficarei aqui perto fazendo companhia enquanto você a lava, sinto muito por você não ter uma lava-louça.
A empatia, ao contrário dirá:
- Vamos fazer uma coisa: você lava e eu enxugo. Vamos acabar num instante.
Empatia como palavra significa colocar-se no lugar do outro, sentir o que o outro está sentindo; e, como um conceito espiritual é tornar-se parte da solução do problema do amigo.
A seguir:
Discipulado

Nenhum comentário:

Postar um comentário