segunda-feira, 13 de julho de 2009

Conflito na igreja

Cocal da Estação-PI
Foto: Diógenis Santos
Após um tempo, um outro pastor e sua esposa juntaram-se a nós no trabalho. Achamos que aquele casal, que tinha sido amigo íntimo nosso por muitos anos, seria co-pastor ideal e nossos companheiros de ministério naquela igreja. Estávamos tão felizes com sua vinda que o fizemos pastor principal da igreja. Isso, no entanto, foi o começo de alguns tempos muito difíceis em meu ministério, pois ambos éramos tão parecidos que nos irritávamos um com o outro. Quando os problemas surgiam, fazíamos o melhor que podíamos para resolvê-los de forma que continuássemos pastoreando juntos facilmente, mas as coisas simplesmente pioravam. O que nenhum de nós percebia, naquele tempo, era que nossas dificuldades eram, na verdade, a mão de Deus respondendo às minhas súplicas por socorro.
Mas não era isso exatamente que eu tinha em mente. Eu imaginava Deus trabalhando de uma forma bem diferente, mas Ele sabe o que faz e sempre faz tudo certo. Minha escolha seria que Deus fizesse um milagre e removesse tanto o co-pastor como “a mulher extraterrestre”, mas Deus ia, ao contrário, nos retirar de lá. Quão maravilhosos são os caminhos d’Ele! O pastor amigo, que no momento parecia estar causando-me tanta chateação, seria a ferramenta de Deus para livrar-me do passado.
Jesus foi capaz de trabalhar com doze homens de temperamentos e profissões variados; e mesmo tendo opiniões diferentes, Ele era capaz de moldá-los em uma equipe viável. Muitas vezes, quando os líderes de igreja são incapazes de trabalhar suas diferenças é porque há pecado no meio. Jamais devemos pensar que o motivo seja a incapacidade do Espírito Santo em trazer a paz à situação.
Se as pessoas estiverem na defensiva ou se sentirem ameaçadas pela resolução de outros, isto pode ser indicação da presença do pecado. Nesse caso, eu era o problema e não conseguia enxergar isso. Estava convencido de que o outro pastor estava tentando tirar a igreja de nós e isso deixava-me furioso. Afinal de contas, nós estávamos lá primeiro e nós o havíamos convidado! Eu não pensava em outra coisa. Que motivo ele podia ter para tentar manter Noline e eu sob o seu controle? Eu estava lutando por minha vida e pelo meu ministério.
Hoje percebo que o Oleiro Mestre estava trabalhando em minha vida e O agradeço. Ele pode usar a ferramenta que quiser para o Seu trabalho maravilhoso. Eu sou o Seu barro sem valor:
Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem nenhum: pois o querer o bem está em mim; não, porém, o efetuá-lo. Porque não faço o bem que prefiro, mas o mal que não quero, esse faço. ROM. 7:18-19

De fato, eu não entendia o que estava experimentando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário